domingo, 20 de junho de 2010

Avaliação do Site da Biblioteca de Ciências da Saúde

Existem alguns fatores que fazem diferença na hora de observar se um site é eficiente ou não, assim será feita a análise do site do Sistema de Bibliotecas da UFC (http://www.biblioteca.ufc.br/) através dos principais fatores relevantes a serem observados de acordo com Joares Miranda webdesigner

1. Página inicial

Responde a que trata o site.
Mostra de maneira bem visível os produtos e serviços que pretende atender.
O usuário encontra diversas informações relevantes, dentro da idéia a que se dispõe o site, bem como é linkado para os serviços do sistema de bibliotecas, outras instituições ligadas a educação. Apresenta informações de como entrar em contato com os setores da unidade, porém não há um link para que isso seja feito via web,como por exemplo, um link fale conoso.

2. Designe
Designe simples, porém coerente com a identidade visual do site oficial da UFC, já que foi confeccionado no mesmo formato, assim contribuindo para a visualização da marca da entidade.

3. Conteúdo
O conteúdo atinge as possíveis necessidades de informação que se deseja obter ao, acessar este site, no entanto para se chegar a esta informação, em alguns casos, é necessário abrir outras páginas, o que pode tornar a navegação cansativa, principalmente para usuários que não utilizam serviços de banda larga.

4. Funcionalidade
Site está compatível com os objetivos informacionais a que se propõe, no entanto não tem um canal direto parat roca de informações ou tira dúvidas.

5. Navegabilidade
A navegação é simples e indutiva, no entanto para se atingir certas informações há mais de três níveis para o contato com a informação, no entanto a tendência é que o usuário não irá mudar de site, pois induzirá que no final chegará à informação que procura.

6. Velocidade
Site de carregamento rápido, já que não tem apelo gráfico.

7. Usabilidade
Site fácil de usar, pois é altamente intuitivo.

8. Compatibilidade e Portabilidade
A aparência é mantida quando acessado em diferentes resoluções de tela, como também em diferentes navegadores.

9. Acessibilidade
Site acessível para o perfil do público alvo do sistema de bibliotecas da UFC, pois as necessidades, deste público, estão contempladas no que o site se propõe a atender.

Concluí-se que o site do Sistema de Biblioteca da UFC atende satisfatoriamente aos nove itens contemplados acima, pois permite de maneira rápida, indutiva e intuitiva que quem o acesse chegue a informação que procura.

Um comentário: