quarta-feira, 8 de março de 2017

http://prof-raimundo-cezar.comunidades.net/

O QUE É ENGENHARIA?
Tem-se dito, ao meu ver, de forma acertada, que a história da civilização humana confunde-se com a história da engenharia.

Definições:

1 - A. M. Wellington (1887)
Seria bom se Engenharia fosse menos genericamente pensada como (...) a arte da construção. Num certo sentido, é todavia a arte de não construir (...), de fazer algo tão bem com um dólar, quanto um indivíduo obtuso pode fazer com dois de uma maneira ou outra.

2 - S. E. Lindsay (1920)
Engenharia é a prática da aplicação segura e econômica das leis científicas que governam as forças e materiais da Natureza, através da organização, design e construção, para o benefício da humanidade.

3 - J. A. L. Waddel, Frank W. Skinner, Wessman (1933)
Engenharia é a ciência e a arte de tratar eficientemente com materiais e forças. (...) Envolve o design e construção mais econômico (...), assegurando, quando realizado adequadamente, a combinação mais vantajosa de acuidade, segurança, durabilidade, velocidade, simplicidade, eficiência e economia possível para as condições de design e serviço.

4 - Vanevar Bush (1939)
Engenharia, num sentido amplo, é a aplicação da ciência de maneira econômica para as necessidades da humanidade.

5 - T. J. Hoover e J. C. L. Fish (1941)
Engenharia é a aplicação profissional e sistemática da ciência para a utilização eficiente dos recursos naturais a fim de produzir riqueza.

6 - L. M. K. Boelter (1957)
Engenheiros participam de atividades que tornam os recursos naturais disponíveis num formato benéfico para o homem e oferecem sistemas que operem ótima e economicamente.

7 - John C. Calhoun, Jr. (1963)
É responsabilidade do engenheiro estar atento às necessidades sociais e decidir como as leis da ciência podem ser melhor adaptadas através da Engenharia a fim de cumprir essas necessidades.

8 - Comitê de Certificação de Engenharia e Tecnologia dos Estados Unidos (1982)
Engenharia é a profissão na qual o conhecimento das ciências matemáticas e naturais, obtido através do estudo, experiência e prática, é aplicado com julgamento no desenvolvimento de novos meios de utilizar, economicamente, os materiais e forças da Natureza para o benefício da humanidade.

9 - Definição Profissional
Um engenheiro profissional é competente por virtude de sua educação fundamental e treinamento para aplicar o método e visão científica para a solução de problemas e para assumir a responsabilidade no desenvolvimento e aplicação das técnicas e ciência especialmente em pesquisa, design, manufatura, supervisão e gerenciamento. Um engenheiro é pessoa qualificada por aptidão, educação e experiência para realizar funções da Engenharia.

E para mim, Engenharia no Brasil, é para os fortes, muito fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário